top of page

COORDENADORES

Gabriela.jpg

Gabriela de Lima Grecco

Professora Associada no Departamento de História Moderna e História Contemporânea da Universidade Complutense de Madrid. Entre 2018 e 2022 foi investigadora de pós-doutoramento no Departamento de História Política, Teorias e Geografia da Universidade Complutense de Madrid, bem como no Departamento de História Contemporânea da Universidade Autónoma de Madrid (Contrato de Atração de Talentos para a Comunidade de Madri). Doutora em História Contemporânea pela Universidade Autônoma de Madri, com a tese  De la pluma como oficio a la pluma oficial: estado y literatura durante los nuevos estados de Getúlio Vargas y Francisco Franco (1936-1945) , que recebeu o Prêmio Extraordinário de Doutorado. Foi pesquisadora visitante (todas realizadas com financiamento público ou privado) na University of California Los Angeles, na Freie Universität Berlin, na Université Sorbonne Nouvelle Paris III, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na Fundação Getúlio Vargas e na Universidade de São Paulo (USP). Integra vários projetos e grupos de investigação nacionais e internacionais, sendo pesquisadora principal num deles juntamente com o Dr. Misael Arturo López Zapico,  Las relaciones de las dictaduras europeas y latinoamericanas en clave transnacional: entendimiento, rivalidades y conexiones con los Estados democráticos (1930´s - 1980´s) . Foi professora convidada/visitante na USP e na PUCRS. Publicou mais de 40 artigos e capítulos de livros, além de ter sido editora de vários livros e autora de duas obras: Literary Censorship in Francisco Franco’s Spain and Getulio Vargas’ Brazil. Burning Books, Awarding Writers (2020) e Palavras que Resistem: Censura e promoção literária na ditadura de Getúlio Vargas (1937-1945) (2021).
 

Tania Hernández Vicencio.jpeg

Tania Hernández Vicencio

Doutora em ciências sociais pelo El Colegio de la Frontera Norte, onde também foi pesquisadora nos Departamentos de Estudos Sociais e Administração Pública, e Coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento Regional. Atualmente é professora-pesquisadora do Departamento de Estudos Históricos do Instituto Nacional de Antropologia e História, onde também foi Diretora Adjunta da Área de História Contemporânea. Ministrou cursos no El Colef, na Universidad Iberoamericana, na Universidade Autônoma Metropolitana em todas as suas localidades e na Escola Nacional de Antropologia e História. Pertence ao Sistema Nacional de Pesquisadores Nível II. Suas linhas de pesquisa são: política e religião no México contemporâneo, direitos na história do México e elites e representação política. Em 2015, fundou e desde então coordena o Seminário Permanente de Direitos no México. É membro das seguintes redes acadêmicas: Sociedade Mexicana de Estudos Eleitorais e, dentro desta, das Mesas de Trabalho sobre Metodologias Eleitorais e Partidos Políticos, bem como da Mesa de Trabalho CLACSO: Direitos, Ditaduras e Democracias Contemporâneas, e da Mesa Mexicana Vermelho dos Cientistas Políticos.

Leandro.jpeg

Professor adjunto de História da América Contemporânea e do Brasil Republicano do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com atuação no Programa de Pós-Graduação em História. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com estágio (junior visiting fellowship), no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e com pós-doutoramento pela Universidad Nacional de Córdoba (Centro de Estudios Avanzados/Argentina). Membro do Conselho Administrativo da Associação Internacional de Estudos Fascistas Comparados (ComFas). Investigador colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa (CEHR/UCP) e Colaborador Externo do HISPONA/Universidade de Santiago de Compostela. As pesquisas recentes concentram-se em questões relacionadas à História da América Latina, nos campos da História Política e Cultural, assim como elementos transnacionais e abordagens comparadas com a Península Ibérica. Na perspectiva das culturas políticas, desenvolve pesquisas dedicadas à compreensão dos conservadorismos, da imigração e das religiões, sobretudo no âmbito dos estudos das direitas, dos autoritarismos e regimes autoritários, fascismos, integralismo, salazarismo franquismo. 

Leandro Pereira Gonçalves

Toni_M3.jpg

Toni Morant

Professor Titular na área de História Contemporânea da Universitat de València. É Pesquisador Principal 2 do projeto Franquismo, género y nación. Perspectivas transnacionales e interseccionales (PID2022-141082NB-C22), financiado pela Agencia Española de Investigación e o Ministério espanhol de Ciência, Innovação e Universidades.  Entre 2010 e 2015, trabalhou no Cluster de Excelência Religião e Política da Universidade de Münster (Alemanha). Foi Pesquisador Convidado nas universidades de Viena e Complutense de Madrid, além de Professor Convidado nas de Potsdam, Humboldt de Berlim, Viena e Juiz de Fora. Sua tese de doutorado internacional (2014) centrou-se nas relações entre a Seção Feminina da Falange e as organizações juvenis e feminina da Alemanha nazista. Sua pesquisa aborda principalmente gênero e fascismo a partir de uma perspectiva transnacional, com uma especial atenção na cooperação transfronteiriça dos fascismos europeus, e nas mulheres da Ação Integralista Brasileira. Mas também pesquisa sobre a persistência de símbolos franquistas no espaço público após 1979, assim como sobre antisemitismo. Coeditou Reactionary nationalists, fascists and dictatorships. Against democracy (Palgrave 2019) e The Right and the Nation. Transnational Perspectives (Routledge 2023), e é autor de numerosos artigos em revistas internacionais de renome, incluindo o Journal of Contemporary History, Ayer, Historia y Política, Zeitgeschichte, Nordisk Judaistik, e Análise Social. 

PARCEIROS

fa09a3_1d0393bc712e4afabcc67caac165b7c6_
fa09a3_98f3526d9e0d412aad217ab9705edb41_
UFJF.png

LOCALIZAÇÃO

Laboratório de História Política e Social
Universidade Federal de Juiz de Fora 
Instituto de Ciências Humanas – ICH 
C–III–06
Juiz de Fora – MG – Brasil
 

ESTE PORTAL É FINANCIADO COM RECURSOS do edital E-26/202.700/2018 - Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ.

bottom of page