COORDENADORES

Janaina.jpg

Janaína Martins Cordeiro

Professora Adjunta de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Pós-Doutorado pela mesma universidade (CNPq, 2012-2013 e FAPERJ Nota 10, 2013-2014). Doutora em História pela UFF, com tese defendida sobre as comemorações do Sesquicentenário da Independência do Brasil, em 1972. Realizou estágio de doutoramento pelo Centre d’Histoire de Sciences Politique de Paris (2009-2010, Bolsa CAPES-COFECUB). Pesquisadora vinculada ao NEC/UFF.

Possui experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, historia das direitas e ditadura civil-militar.​​

leandro.gif

Leandro Pereira Gonçalves

Professor adjunto de História da América Contemporânea e do Brasil Republicano do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com atuação no Programa de Pós-Graduação em História. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com estágio (junior visiting fellowship), no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e com pós-doutoramento pela Universidad Nacional de Córdoba (Centro de Estudios Avanzados/Argentina). Membro do Conselho Administrativo da Associação Internacional de Estudos Fascistas Comparados (ComFas). Investigador colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa (CEHR/UCP) e Colaborador Externo do HISPONA/Universidade de Santiago de Compostela. As pesquisas recentes concentram-se em questões relacionadas à História da América Latina, nos campos da História Política e Cultural, assim como elementos transnacionais e abordagens comparadas com a Península Ibérica. Na perspectiva das culturas políticas, desenvolve pesquisas dedicadas à compreensão dos conservadorismos, da imigração e das religiões, sobretudo no âmbito dos estudos das direitas, dos autoritarismos e regimes autoritários, fascismos, integralismo, salazarismo franquismo.